CLP Nexto conta com suporte ao protocolo MQTT

CLP Nexto conta com suporte ao protocolo MQTT

07 Jan 2020

Depois de lançar o XP340, CLP com suporte a WebServer, e de agregar novas funcionalidades para a interface CAN da solução Xpress, a família Nexto de controladores programáveis agora ganha um novo recurso. Ao atualizar o firmware do seu controlador para a versão mais recente e o software de programação MasterTool IEC XE para a versão 3.20, todos seus produtos da Série Nexto passarão a contar com suporte ao protocolo MQTT. A nova característica aumenta ainda mais a conectividade da tecnologia Altus e aproxima o seu negócio à realidade da Indústria 4.0.

A funcionalidade já estava disponível para teste em todos os produtos da solução Nexto Xpress desde a versão 1.8.5.0 do firmware. O recurso consiste em um function block que permite ao usuário estabelecer comunicação com um broker MQTT tendo a finalidade de realizar diferentes configurações, como determinar o ID de um cliente. Além disso, o artifício também possibilita realizar múltiplas inscrições e publicações simultaneamente a fim de tornar o envio e recepção de mensagens mais fácil para as aplicações que utilizam os controladores da Série.

Porque utilizar o protocolo MQTT?

Um dos padrões mais utilizados para comunicação em ambientes IoT, o Message Queue Telemetry Transport, como o próprio nome sugere, é um protocolo de mensagens com suporte para a comunicação assíncrona entre as partes, ou seja, desacopla o emissor e o receptor da mensagem tanto no espaço quanto no tempo e, portanto, é escalável em ambientes de rede que não são confiáveis. 

Por ter uma estrutura leve e flexível, o MQTT se tornou um dos melhores protocolos para desenvolvimento de aplicações com alto grau de conexão. Enquanto sua leveza permite que seja utilizado em hardwares de dispositivos altamente restringidos ou em redes com largura de banda limitada e alta latência, a flexibilidade encontrada no padrão possibilita suporte a diversos cenários de aplicativos para dispositivos e serviços de IoT. 

Estas características diferenciam o MQTT dos demais protocolos Ethernet que, por serem baseados em HTTP, apresentam importantes problemas de velocidade, confiabilidade e desempenho.

MQTT nas soluções Altus

Hoje, além dos controladores programáveis Nexto, o protocolo MQTT também está disponível no software supervisório HMI/SCADA BluePlant. Para utilizá-lo em aplicações com produtos Altus você vai precisa de um broker MQTT, como o Eclipse Mosquitto, disponível gratuitamente para download aqui.

Saiba mais sobre o protocolo no artigo MQTT aplicado a sistemas IoT, escrito por nosso colega Igor Franco no quadro Perspectivas.