Altus demonstra solução didática no Hub de Inovação 4.0 de Medellín

Altus demonstra solução didática no Hub de Inovação 4.0 de Medellín

08 Set 2021

Esta semana, a tecnologia Altus esteve presente na inauguração do Hub de Inovação 4.0 de Medellín, na Colômbia. O espaço, que é administrado pelo SENA, Serviço Nacional de Aprendizagem do país, tem como objetivo fortalecer o processo de capacitação técnica de estudantes e aprendizes da região.

Durante o evento, os engenheiros Oswaldo Granada Valencia e Oscar Verá, da Electricas HYG e da Electricas Bogotá, empresas parceiras da Altus em projetos no mercado local, puderam demonstrar ao público presente toda a capacidade da tecnologia embarcada em nossos produtos. Para isso, utilizaram as maletas TB340 e TB801 da série Training Box, nossa solução didática para utilização em laboratórios de pesquisa de empresas e instituições de ensino.

Estande com tecnologia Altus

Com recursos que permitem realizar simulações de elementos presentes nos mais variados sistemas de automação industrial, predial e de máquinas, a ferramenta é indicada para reprodução de ambientes com aplicações que utilizem os novos conceitos da Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT). Assim como nas unidades SENA, os equipamentos também são amplamente utilizados em diferentes instituições de ensino do Brasil, como a UFSM, diferentes escolas do sistema IF e nas unidades SENAI de Minas Gerais e São Paulo.

A cerimônia ainda contou com a participação da diretoria do SENA, autoridades locais e até do Presidente da República da Colômbia, Iván Duque.

Tecnologia Altus na Colômbia

Terceira maior economia da América do Sul, o mercado industrial colombiano é, depois do brasileiro, o principal consumidor de tecnologia Altus na região. Com amplo investimento no desenvolvimento de novas startups, o país tem despontado como um novo polo tecnológico na América Latina. Presentes no local desde 2019 através da Eléctricas Bogotá, responsável pela distribuição de nossos produtos no território, a Altus também contribui para esse movimento de desenvolvimento tecnológico da Colômbia.

Atualmente, fornecemos soluções de software e hardware para aplicações de diversos segmentos, com destaque para o agroindústria, unidades de produção de café, sistemas de saneamento e na geração, transmissão e distribuição de energia. Os CLPs da Série Nexto, bem como IHMs, switches industriais e do software SCADA BluePlant, também são utilizados por clientes de integração de sistemas e fabricantes de máquinas locais.

Além da crescente presença na indústria, também estamos expandindo nossa atuação para o mercado de ensino na Colômbia. Temos participado de palestras e ações para promoção da tecnologia Altus na região por meio de parcerias com universidades locais e com o SENA. Através de treinamentos e demonstrações técnicas realizadas pelo nosso time de especialistas, conseguimos capacitar docentes e alunos para aplicação de diferentes recursos da Indústria 4.0 disponíveis em nossos produtos, como comunicação com a nuvem, conexão com dispositivos IoT, leitura e escrita em banco de dados, entre outros tantos.