O ano de 2018 se inicia como um grande desafio para a equipe de O&G da Altus. Este ano, continuamos nosso propósito de desenvolver um trabalho de excelência que atenda às ambiciosas metas de nossos clientes, tal qual veiculado aqui mesmo, neste blog, em janeiro.
Enquanto o mercado de Óleo e Gás brasileiro e mundial está se recuperando da recente crise, nós, da Altus, utilizamos nossa carteira de projetos para crescer e nos consolidarmos como uma empresa com um foco principal: a satisfação em todos os níveis de nossos clientes. Seguindo à risca as premissas da nossa missão, mantemos nossa busca constante por gerar valor superior e de forma sustentável em todas as iniciativas das quais participamos.
Posso constatar e contribuir para esta busca incansável por procurar atender a todas as expectativas dos clientes durante minha experiência no projeto das replicantes (plataformas da Petrobras sendo construídas para Exploração & Produção na região do Pré-sal). Neste empreendimento, devido sua complexidade e extensão, temos contato quase que diário com os técnicos e gestores da Petrobras responsáveis por sua coordenação e fiscalização. O projeto é praticamente executado a “quatro mãos”, com nossa equipe de engenharia colaborando com o cliente em todos os detalhes de planejamento e implementação, proporcionando uma experiência completamente diferenciada. Estamos alcançando bons resultados e entendemos que este é o caminho para uma relação duradoura de fornecimento de serviços e equipamentos.
Como um contraponto a isto, em nossa prática profissional dentro da área de Exploração & Produção de petróleo, temos tido a oportunidade de lidar com diversas empresas estrangeiras, fornecedoras de equipamentos e serviços para clientes como Petrobras. Nesta interação, percebemos que grande parte das empresas atua com uma certa distância em relação ao cliente. Na maioria das vezes são empresas grandes, com muitos processos, muita burocracia, e dificuldades de flexibilização e agilidade para o atendimento em ambientes como este, de pura pressão e necessidades urgentes.
Este comportamento é exatamente o oposto do relacionamento que nós nos propomos a manter. Na Altus, cada profissional – e a empresa como um todo – faz o possível e o impossível para atender aos anseios e às necessidades do cliente. Acreditamos que, no fim das contas, o “fazer acontecer” é um dos principais fatores que fica como resultado positivo da nossa relação com ele.
Entendemos que é este tipo de atitude que gera confiança para o cliente. Não é à toa que uma empresa como a Altus, que atua a mais de 35 anos no país e concorre com players de nível mundial, seja escolhida reiteradamente como fornecedora de importantes projetos pelos seus clientes.
Esperamos e trabalhamos para continuar assim, principalmente neste momento de retomada ou, pelo menos, de melhores perspectivas para o mercado de Óleo e Gás em 2018.
About the author
André Corazza iniciou sua trajetória na Altus em 2007 como Projetista de Aplicação, atuando na Petrobras UO/BC até 2010. Depois de um breve período fora, retornou à empresa em 2011 como Coordenador Técnico do projeto de automação das FPSOs replicantes para o Pré-Sal brasileiro.