A Altus consolida sua atuação como fornecedora de soluções para automação de plataformas de exploração e produção de petróleo (FPSOS) executando os comissionamentos do outro lado do mundo: na China. Desde 2013 a empresa vem atuando em comissionamentos em terras asiáticas, automatizando os módulos da P-66 e P-67 na localidade de Xangai (Shanghai).
Atualmente, a Altus tem vários profissionais atuando em território chinês: muitos estão na localidade de Qingdao, uma cidade na província de Shandong, trabalhando no comissionamento dos sistemas de automação da P-67, plataforma da qual é fornecedora da solução de automação para Hull e Topside. Nos próximos meses deve se dar início do comissionamento de P-70, que será executado no mesmo estaleiro.
Também participa do comissionamento de pacotes na P-75, unidade em fase de construção na localidade de Dalian, sul da província de Liaoning.
A empresa ainda reforça a atuação no Mar Amarelo com mais um fornecimento para sistema de automação do Hull de P-71, plataforma a qual já é responsável pelo fornecimento do sistema de automação do Topside. Esta última FPSO será construída na localidade de Yantai ou Chefoo, cidade do norte da província de Shandong.
Barreiras culturais e a consolidação da Altus
Um ambiente cultural totalmente diferente do brasileiro e a dificuldade de comunicação com a população local – falantes da língua chinesa e suas diversas variantes – não foram obstáculos para os engenheiros e técnicos da Altus implementarem os sistemas de automação de Controle, Shutdown e Fogo & Gás, assim como a integração dos diversos pacotes que compõem uma plataforma, participando com êxito destes empreendimentos internacionais.
Do Brasil ao Mar Amarelo na China, a Altus consolida sua posição como fornecedora de soluções de automação em FPSOs através de um time altamente qualificado e experiente (são mais de 20 anos neste mercado), seguindo os mais rígidos padrões para aplicações de engenharia, na elaboração de projetos básicos e executivos, na construção de painéis elétricos, em testes de aceitação, comissionamento e posta em marcha para o segmento de exploração e produção de petróleo.
About the author
Alexandre Ingrassia entrou para a família Altus em 1989 como Projetista de Aplicação e, desde então, desenvolveu sua trajetória na equipe de engenharia, onde passou pelo cargo de Coordenador de Projetos. Hoje, ocupa a posição de Gerente Nacional de Engenharia, responsável pela gestão de toda a área.