A Altus, com sua sólida trajetória de mais de quatro décadas em automação industrial, vai participar da 32ª FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade, a única feira de negócios no Brasil que apresenta as mais variadas soluções e tendências em instalações elétricas e eletrônicas para todos os tipos de indústrias.
A edição deste ano acontecerá de 09 a 12 de setembro, no São Paulo Expo, e a Altus estará presente no estande dentro do espaço coletivo da ABINEE/RS. Lá, nossa equipe de especialistas estará à disposição para apresentar arquiteturas completas de soluções para supervisão, controle e proteção para usinas hidrelétricas, bem como para outras aplicações críticas da infraestrutura de energia.
A FIEE 2025 é uma oportunidade para que profissionais, engenheiros e gestores explorem as tecnologias que estão redefinindo os padrões de eficiência que suas aplicações mais exigentes demandam.
Por isso, convidamos você a visitar o estande J50 para conhecer nossas linhas de produtos e entender como a automação se traduz em vantagens operacionais e competitivas para o seu negócio.
Confira detalhes dos produtos que estarão em nosso estande
UTRs Xtorm para automação de UHEs
As UTRs da linha HX (Xtorm) são a solução de ponta da Altus para o segmento de geração, transmissão e distribuição de energia, e se destacam pela isolação elétrica de 2500 Vac diretamente nas saídas digitais, um diferencial que elimina a necessidade de relés intermediários para proteção, sendo ideais para aplicações de alto nível em UHEs e subestações.
A arquitetura suporta redundância de CPUs em hot-standby, na qual uma unidade de processamento principal (ativa) e outra de reserva (standby) trabalham em sincronia para garantir a continuidade do processo. Se a CPU ativa falhar, a unidade em reserva assume o controle de forma automática.
Complementando isso, a redundância de fontes de alimentação garante que, em caso de falha de uma delas, a segunda assuma o fornecimento de energia sem interrupções. E os módulos podem ser substituídos a quente para proporcionar manutenção contínua sem a necessidade de desligar o sistema.
A linha é compatível com protocolos essenciais do setor elétrico, como IEC 61850, DNP3 e IEC 60870-5-104. Esses padrões permitem a comunicação eficiente e segura com centros de controle e dispositivos eletrônicos inteligentes. As UTRs também possuem recurso de sincronismo de tempo via porta IRIG-B, garantindo a precisão de milissegundos para o registro de eventos, o que é crítico para a análise de falhas e diagnósticos. Além disso, o design robusto, que inclui alta imunidade a interferências eletromagnéticas e revestimento isolante (conformal coating), garante que os equipamentos operem de forma confiável mesmo em ambientes hostis.

NX3008: uma CPU global para o seu negócio
Com 3 interfaces Ethernet e uma vasta lista de protocolos de comunicação, como OPC UA, MQTT, EtherCAT, EtherNet/IP e PROFINET, a NX3008 é a solução ideal para sistemas que requerem ampla conectividade. E os recursos de segurança, como firewall e suporte a VPN, garantem a proteção da rede de controle e o acesso remoto seguro.
Suas funcionalidades avançadas de software e segurança cibernética, em conjunto com a capacidade de processar complexos cálculos aritméticos, funções avançadas de controle e mais de 1.000 laços PID em até 2 milissegundos.
E para além de alta velocidade de processamento, ampla capacidade de armazenamento de dados, expansão de barramento para até 24 bastidores e diagnósticos avançados em tempo real, a mais robusta unidade de processamento Nexto NX é uma solução completa para entregar desempenho, conectividade e versatilidade para as mais variadas demandas da automação inteligente.

XP340: velocidade e alto desempenho para operações
O XP340 é uma solução compacta e de alta densidade de E/S, projetada para aplicações stand-alone e distribuídas. Seu design para montagem em trilho DIN o torna ideal para espaços limitados em painéis de controle. O XP340 se destaca no setor elétrico por seu suporte nativo ao protocolo IEC 60870-5-104, um padrão essencial para a comunicação com centros de controle de energia por meio de uma rede TCP/IP.

Uma funcionalidade de alto valor agregado do XP340 é o Webserver integrado. Esse recurso permite a criação de telas de supervisão e monitoramento diretamente na memória do controlador, acessíveis por qualquer navegador em computadores, tablets ou smartphones. Isso elimina a necessidade de um software SCADA dedicado em muitas aplicações de menor porte, resultando em uma significativa redução de custos e simplificação do projeto. A capacidade de ter a lógica de controle e a interface de supervisão em um único ambiente de programação (MasterTool IEC XE) é uma vantagem estratégica para a otimização de projetos.
Nexto XF: conectividade avançada, desempenho inteligente
A nova linha XF como um todo se destaca pela alta densidade de módulos I/Os embarcados, oferecendo até 44 pontos integrados em um único controlador entre entradas e saídas digitais e analógicas, dependendo do modelo escolhido ((consult our sales team to check product availability).
Para aplicações que demandam mais pontos de I/O, o sistema pode ser facilmente expandido através de módulos de expansão acoplados ao barramento de alta velocidade. A flexibilidade se estende ainda mais com a capacidade de aumentar os pontos de I/O por meio de dispositivos remotos (distribuídos), que se comunicam via protocolos como CANopen, EtherNet/IP, PROFINET, EtherCAT e MODBUS. Essa combinação entre alta capacidade de processamento, baixo consumo energético, formato enxuto e ampla modularidade de I/Os, somada às opções robustas de expansão, torna a linha Nexto XF uma solução altamente versátil.
Em nosso estande, você poderá conhecer o primeiro protótipo desenvolvido para essa nova linha de CLPs.

NL717: conectividade e telemetria para IoT
O NL717 é o datalogger do Sistema Nexto desenvolvido especificamente para telemetria e monitoramento remoto. Sua principal característica é o seu rádio LoRa integrado, que permite a comunicação de longo alcance. O rádio opera no padrão LoRaWAN, garantindo uma conectividade confiável a distâncias de 3 a 4 km em áreas urbanas e de 10 a 12 km em áreas rurais. Esse alcance permite que o NL717 colete dados de sensores de campo e os transmita de forma eficiente.
Ele também possui entradas analógicas de alta precisão com resolução de 24 bits e suporte ao protocolo SDI-12 para comunicação com sensores hidrológicos e ambientais. A capacidade de operar com uma faixa de alimentação estendida (10 a 30 Vdc) o torna compatível com fontes de energia alternativas, como painéis solares.
Gateway LoRa GW700: a ponte para sua rede remota
O GW700 é um complemento para o NL717, atuando como o ponto central da infraestrutura de comunicação LoRa. Sua função é receber os dados enviados via rádio pelo NL717 e outros End Nodes e injetá-los na rede Ethernet da planta, servindo como uma ponte entre a rede sem fio de longa distância e a rede cabeada.
O GW700 foi construído para ambientes externos, com um invólucro de IP67 protection que o torna imune a poeira e imersão em água, garantindo uma operação confiável em condições severas. O gateway opera nas frequências de 915 a 928MHz e oferece segurança de rede por meio de criptografia e chaves de segurança. Sua configuração e diagnóstico são feitos por meio de um servidor web integrado, facilitando a instalação.

Velocidade e economia para aplicações com as IHMs X2 e P2
As IHMs X2 fornecem um ponto de interação local e intuitivo para o controle e a visualização de processos. O design dos terminais é robusto e com uma estrutura mecânica feita de alumínio fundido que combina alta qualidade com leveza. A parte frontal é totalmente plana, o que facilita a limpeza e impede o acúmulo de poeira.
A tela widescreen de 7 polegadas com tecnologia TFT oferece 30% a mais de área útil e possibilita o ajuste de brilho e alto contraste. O touchscreen resistivo tem uma vida útil de 1 milhão de toques, assegurando durabilidade e confiabilidade.
As IHMs X2 são programadas por meio do software iX Developer, que oferece ferramentas gráficas avançadas e intuitivas para a criação de interfaces de alta funcionalidade. As IHMs também suportam acesso remoto via VNC, permitindo que a supervisão e a operação ocorram de forma segura de qualquer ponto da rede.
Complementando a série X2, a série P2 de IHMs também se apresenta como uma solução robusta e confiável para aplicações industriais de operação e visualização. Projetada com hardware de alto desempenho e um design moderno, a flexibilidade da série P2 é evidenciada pela disponibilidade de modelos com e sem porta Ethernet, além do suporte a interfaces de comunicação serial e USB. Os modelos P2 também podem ser combinados com uma CPU na parte traseira, criando uma solução compacta e integrada de CLP+IHM, sendo ideal para aplicações de automação de pequeno e médio porte. Ambas as famílias X2 e P2 suportam acesso remoto via VNC, permitindo controle e monitoramento à distância.

Em nosso estande teremos, além desse mix de produtos diversificado, uma equipe técnico-comercial especializada pronta para te mostrar como a tecnologia de nossos produtos pode otimizar a eficiência do seu negócio. A expertise desse time combinada ao nosso portfólio proporciona aos nossos clientes soluções customizadas e altamente avançadas.
O futuro da indústria é inteligente e cada vez mais conectado.
A Altus oferece a tecnologia necessária para preparar sua empresa para esse futuro.