CLP Nexto Xpress ganha suporte a IEC 104

CLP Nexto Xpress ganha suporte a IEC 104

25 Jun 2020

Desde o lançamento da solução Nexto Xpress, nossa mais recente linha de CLPs compactos, temos agregado funcionalidades capazes de aumentar ainda mais o nível de conectividade dos produtos, que já nasceram IoT ready. Ao longo dos últimos meses, disponibilizamos novos recursos de comunicação, como o suporte ao protocolo MQTT, de escalabilidade, através da expansão de entradas e saídas via interface CAN, e de desenvolvimento, com o lançamento do modelo XP340, primeiro da linha com Web Server embarcado. Agora, teremos uma nova onda de upgrades que prometem aumentar o poder dos CLPs e possibilitar sua utilização em novas aplicações.

Um destes novos recursos é o suporte ao protocolo IEC 60870-5-104 Server, quinta parte da norma IEC 60870. Comum ao segmento elétrico, o padrão fornece um perfil de comunicação para supervisão e aquisição de dados entre sistemas de energia. Baseado no modelo cliente-servidor, o padrão IEC 104 permite a comunicação entre a estação de controle e uma subestação por meio de uma rede TCP/IP. Este recurso, que já estava disponível nas CPUs NX3005, NX3010 e NX3020, modelos da linha modular da Série Nexto, e na CPU HX3040, modelo da Série Hadron Xtorm, agora, pode ser encontrado no CLP XP340, modelo da solução Nexto Xpress.

A funcionalidade permite que os CLPs Nexto sejam utilizados como Unidades Terminais Remotas (UTRs), coletando e enviando dados de sistemas de energia com registro de eventos em indústrias, prédios ou, até, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Ao unir o suporte a IEC 104 com o Web Server embarcado no CLP XP340 você ganha uma solução completa de controle local e telesupervisão para sistemas elétricos, uma vez que o recurso permite a criação de telas de monitoramento sem a necessidade de utilização de um software SCADA. Se você ainda não está muito familiarizado com este recurso, sugerimos que assista ao webinar Web Server embarcado em CLP: Praticidade + Economia, disponível em nosso canal do YouTube.