Na última semana, nossos colaboradores estiveram na Ulbra participando de duas iniciativas criadas com o intuito de estimular a inovação através da sinergia entre estudantes, academia e instituições de tecnologia. O mais recente destes encontros aconteceu no dia 24 de maio, quando nosso Gerente de Marketing, Augusto Hafemeister, participou da Semana Acadêmica das Engenharias ULBRA Canoas – 2019. Durante o evento, realizado pelos centros e diretórios acadêmicos das engenharias, ele apresentou uma palestra sobre como a Industria 4.0 está modificando a realidade do trabalho e da indústria mundial.
No dia anterior, nossos Consultores de Venda Jeferson Losker e Aiéser dos Santos haviam representado a Altus no encontro entre os participantes do APLAC 4.0, projeto de inovação da Ulbra voltado para a Indústria 4.0. A ação envolve a modernização do Laboratório de Robótica da universidade agregando tecnologias da quarta revolução industrial, a qual exige o desenvolvimento de competências associadas às demandas e necessidades de sistemas avançados de manufatura que incluem a digitalização, a conectividade e o processamento de informações em larga escala.
O sistema piloto é composto por uma esteira de transporte que interliga 07 estações de trabalho formando um circuito fechado onde as peças brutas retiradas da primeira estação possam voltar a ela como produtos manufaturados. Cada estação de trabalho realiza um processo distinto (armazenamento, fresa, torno, solda, impressão e inspeção) e conta com um CLP para controle do módulo eletrônico responsável pelas ações. Neste projeto, além de controlar a movimentação da esteira de transporte, a solução Nexto Xpress, CLP compacto da Nexto Series programmable controllers com E/S incorporadas, também realiza a coleta de informações de todas as estações de trabalho e disponibiliza estes dados para o operador do sistema através do BluePlant, nosso software SCADA/HMI.
Para estimular o desenvolvimento acadêmico e despertar a curiosidade dos estudantes sobre as novas tecnologias, todos os processos da APLAC 4.0 serão conectados aos trabalhos de pesquisa, monografias, dissertações ou teses dos alunos vinculados ao projeto.