No Brasil, o açúcar já foi considerado o ouro branco. Hoje, esse conceito mudou, mas a indústria sucroalcooleira permanece ocupando um lugar de destaque no crescimento econômico do país. A seguir, vamos saber de que forma a automação industrial e a supervisão de processos estão contribuindo para a evolução e fortalecimento da indústria da cana-de-açúcar no Brasil.
Cenário atual da indústria sucroalcooleira
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, incluindo seus derivados, como o açúcar e o etanol. Também é o maior exportador de açúcar, de acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A importância da indústria sucroalcooleira para o crescimento econômico do país é antiga, vem desde o período colonial, quando a cultura da cana-de-açúcar era a que mais se destacava dentre as demais.
Na época, e durante bastante tempo, apesar de ter grandes extensões de terras disponíveis para o cultivo, o setor precisava lidar com a falta de estrutura adequada, além do pouco investimento governamental.
Com o passar dos anos, os investimentos foram surgindo, o setor foi se transformando e os antigos engenhos deram lugar a usinas mais completas e complexas.
Hoje, o segmento experimenta um crescimento bastante positivo, motivado pelas boas condições climáticas e pelos investimentos no setor.
Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de cana-de-açúcar deve crescer 10,9% em 2023, em comparação com o ano anterior, podendo chegar a quase 700 milhões de toneladas.
Apesar dos números bastante favoráveis, é fato que o setor ainda enfrenta diversos desafios, sendo a baixa adesão às novas tecnologias o principal deles. Além disso, o controle de pragas e o uso eficiente da terra disponível para o plantio, necessário para aumentar a produção, também despertam preocupação.
O investimento em tecnologias para aprimoramento das atividades e para a supervisão de processos é fundamental para superar esses e outros problemas detectados.
Por isso, as empresas que ainda utilizam equipamentos obsoletos e quaisquer outros meios antigos de gerenciamento precisam se atualizar e se adequar às exigências do mercado, cada dia mais competitivo.
A importância da supervisão de processos
O tratamento da cana-de-açúcar e a produção de seus inúmeros derivados, como álcool, açúcar, aguardente e biomassa, são procedimentos complexos compostos por etapas consideradas críticas.
Ou seja, cada fase desse imenso fluxo de trabalho precisa ser cumprida com exatidão, atendendo a todos os parâmetros estabelecidos, como tempo, temperatura and manuseio correto.
Qualquer falha que ocorra em uma dessas etapas compromete a continuidade e a qualidade de todas as fases seguintes, o que pode resultar em perdas financeiras gigantescas para a empresa.
Sabemos que o setor sucroalcooleiro é bastante competitivo e a redução de custos é um diferencial que a empresa deve buscar para se destacar na corrida em busca de sucesso e boa colocação no mercado.
É nesse ponto que entra a supervisão de processos, um conjunto de técnicas e ferramentas que gerencia e harmoniza toda a sequência produtiva da indústria da cana.
A supervisão de processos é um fator de otimização em todas as etapas de produção, monitorando as ações em tempo real, possibilitando o compartilhamento de informações e a tomada de decisões de forma muito mais direta e embasada.
Com essa intervenção contínua, a indústria experimenta uma eficiência operacional maior, que impacta diretamente na qualidade do produto final. Por outro lado, a falta de controle pode incidir em falhas na produção e elevação de custos.
Além disso, o meio ambiente também pode sofrer impactos causados por desperdício de matéria-prima, uso abusivo do solo e de combustível, vazamento de produtos químicos, dentre outros problemas.
Read more: SCADA System: Understand Its Importance for Industry
A tecnologia na supervisão de processos
A indústria sucroalcooleira começou a operar no Brasil sob o formato de engenhos, uma estrutura precária que utilizava galpões, tanques e barris para tratamento e armazenamento de materiais.
Já as operações eram quase que exclusivamente manuais ou com equipamentos rústicos e adaptados.
Com o surgimento das usinas, o fluxo de produção também se modernizou, principalmente no que se refere à supervisão de processos. Foi quando os computadores receberam a função de monitorar e controlar tarefas.
Planilhas, papéis, canetas, pranchetas, equipamentos simples e até alguns programas de computador marcam a supervisão de processos em seu modelo tradicional.
Apesar de úteis durante bastante tempo, é inegável que essas ferramentas não são aptas o suficiente para suportar e atuar em um processo tão complexo e em plena evolução como é o setor sucroalcooleiro.
Uma demanda crescente de produção atrelada a um mercado exigente e ávido por produtos de qualidade, tal qual a realidade que estamos vivenciando atualmente, também exige das empresas uma postura mais inovadora e tecnologicamente inteligente.
Para atender a essa demanda, nada mais coerente do que investir em soluções tecnológicas modernas, ferramentas que estão revolucionando a indústria, incluindo o agronegócio. Confira algumas alternativas:
- Inteligência Artificial;
- Machine learning;
- Automação industrial;
- Internet das Coisas (IoT);
- Softwares de monitoramento e controle;
- Sensores de medição;
- Robótica;
- Simuladores;
- Sistemas de integração;
- Gestão de dados;
- Sistemas de gerenciamento logístico e muito mais.
Com o auxílio dessas e de outras soluções, o processo de supervisão acontece com mais consistência, segurança, controle e eficiência, de acordo com as necessidades and exigências do segmento.
Automação e controle de processos
A automação proporciona um novo patamar de eficiência, monitorando e gerenciando operações de forma precisa e em tempo real. Sensores avançados, sistemas de controle automatizados e algoritmos inteligentes desempenham um papel crucial na maximização do rendimento dos processos, minimizando desperdícios e reduzindo custos operacionais.
Além dos benefícios econômicos, a automação contribui para práticas sustentáveis. O monitoramento contínuo permite a rápida identificação de irregularidades, prevenindo falhas e minimizando o impacto ambiental. A otimização dos processos também resulta em menor consumo de recursos naturais, tornando a produção sucroalcooleira mais ecoeficiente.
A integração de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) and the inteligência artificial potencializa ainda mais a automação na indústria sucroalcooleira. A coleta e análise de dados em larga escala possibilitam a tomada de decisões mais informadas, melhorando a eficácia operacional e impulsionando a inovação.
Saiba mais sobre as funções executadas por sistemas de controle modernos utilizados na indústria sucroalcooleira:
- Otimização de processos: tem como finalidade simplificar todas as etapas da produção sucroalcooleira, como lavagem, preparo, purificação e destilação.
- Amplo controle: monitora todas as etapas de produção, identificando previamente possíveis ajustes a serem feitos.
- Gerenciamento e integração: sistema muito importante que unifica as atividades para gerenciamento em tempo real, de forma simples e funcional.
- Monitoramento do desempenho da planta: controle realizado sobre a planta, com foco no seu desempenho, garantindo a segurança do meio ambiente e também dos colaboradores envolvidos nesse processo.
Aplicações da automação na indústria sucroalcooleira
Ao longo de todo o artigo, vimos que a automação desempenha um papel fundamental na indústria sucroalcooleira. Vamos conhecer, agora, algumas de suas aplicações e as melhorias que podem ser alcançadas através delas:
Monitoramento em tempo real
Os sistemas de monitoramento em tempo real cumprem um papel de destaque na automação industrial, uma vez que oferecem ao gestor a chance de agir com mais estratégia e controle.
O monitoramento em tempo real permite que as empresas obtenham informações precisas e instantâneas sobre o desempenho da produção. Essa oportunidade possibilita um controle maior sobre os fluxos, favorece a identificação precoce de falhas e agiliza os ajustes necessários.
É muito mais fácil para o gestor tomar decisões a respeito de determinadas situações quando esses dados estão à disposição dele na hora em que os eventos acontecem, quando as chances de controlá-los são maiores e mais eficientes.
Sensores inteligentes
Os sensores inteligentes compõem um dos pilares da Industry 4.0, que é a Internet das Coisas (IoT). A partir dessa aplicação, é possível captar, armazenar, analisar e compartilhar informações sobre o desempenho de um ativo ou, até mesmo, de uma planta em crescimento.
São dispositivos com alto poder de precisão e versatilidade, capazes de medir parâmetros relacionados à temperatura, desempenho e manutenção de ativos, tempo de ação, umidade, taxas de resfriamento, dentre outras funcionalidades.
Por serem totalmente conectados à internet, os sensores e seus resultados podem ser acessados remotamente, em tempo real, por dispositivos fixos e móveis, como tablets e smartphones.
Integração de dados e análise preditiva
A análise preditiva é uma das aplicações da automação industrial que utiliza novas tecnologias para prever falhas e traçar possíveis cenários no fluxo de produção, buscando a solução para problemas em tempo hábil.
Essa ação é possível a partir da observação de padrões e comportamentos repetidos por máquinas e equipamentos. A análise preditiva utiliza recursos como Big Data and Machine Learning.
No Big Data, há coleta e integração de dados, enquanto no Machine Learning é feita a análise das informações e o reconhecimento dos padrões dos dispositivos.
See also: Discover the ten pillars of Industry 4.0
O futuro da supervisão de processos na indústria sucroalcooleira
A indústria sucroalcooleira está crescendo a passos largos. Os incentivos fiscais, o investimento em tecnologia, a grande demanda por etanol e por biocombustíveis são algumas razões para a expansão deste setor do agronegócio.
Para acompanhar toda essa evolução, é de se esperar que as empresas continuem a modernizar os seus processos de produção, incorporando as tecnologias, até então, consideradas emergentes, como a Inteligência Artificial, a IoT, o Machine Learning e o Big Data.
São esses elementos, aliados à automação industrial, que irão promover a qualidade, performance and visibilidade que o setor precisa. E, é fato que o segmento já percebeu que não pode negligenciar essa adequação, que nem é mais questão de diferencial, mas de sobrevivência.
Conheça as soluções de automação industrial da Altus
The indústria sucroalcooleira movimenta a economia brasileira, gera empregos e participa de diversas atividades do nosso dia a dia. A supervisão de processos é parte importante desse sistema, pois garante um fluxo contínuo e sem falhas.
É isso que a Altus oferece para a sua empresa: soluções em gerenciamento e supervisão de processos. Dessa forma, a sua indústria pode evoluir sem medo de forma segura, aproveitando todas as vantagens desse percurso. Conheça os serviços da Altus e seja uma empresa do futuro.