The indústria alimentícia no Brasil vivencia um momento de muita prosperidade e crescimento. Com exportações a todo vapor, adoção de recursos tecnológicos e outras melhorias, o segmento está conseguindo atender às demandas cada dia mais exigentes dos consumidores. Apesar do avanço, o setor de alimentos ainda precisa superar uma série de desafios, sobre os quais falaremos agora. Continue lendo para saber mais!
O cenário atual da indústria alimentícia
A indústria alimentícia brasileira, atualmente, ocupa o primeiro lugar em produção, exportação e geração de empregos. Cerca de 58% de tudo que é produzido pela agricultura é processado pela indústria de alimentos.
Os dados são do Ministério da Economia, em seu último relatório anual, divulgado no final de 2022. A pesquisa identificou também que mais de 10% de todo o PIB nacional é oriundo da indústria alimentícia.
Além disso, durante o período avaliado, cerca de R$ 15 bilhões foram investidos em pesquisas voltadas para a descoberta, desenvolvimento e implantação de novas tecnologias no setor.
Outra característica se destaca dentro desse positivo cenário: consumidores cada dia mais exigentes e ávidos por alimentos saborosos, nutritivos e que tenham origens sustentáveis.
O momento é bastante positivo. Mas, para permanecer nessa posição privilegiada, a indústria alimentícia precisa estar disposta a atender às demandas de um público bastante criterioso e driblar os percursos comuns do caminho. Vamos falar mais sobre isso a seguir.
6 desafios da indústria alimentícia e suas soluções
Não podemos negar que os problemas enfrentados pelo segmento industrial são muitos e diversos. No entanto, quando falamos em indústria alimentícia, esses gargalos apresentam nuances bem mais específicas.
Afinal, estamos falando de produtos com alto grau de perecibilidade, que precisam de controles rígidos de higiene e segurança e que podem sofrer perdas e desperdícios, gerando altos custos para a empresa.
Como lidar com tudo isso? Conhecer esses desafios é o primeiro passo para superá-los. Confira:
Regulamentação e segurança alimentar
Conhecer e cumprir todas as regras exigidas pelas regulamentações que orientam a produção e manipulação de alimentos talvez seja um dos desafios mais difíceis de contornar pelo setor de alimentos.
The legislação é bastante rigorosa, as fiscalizações são frequentes e, caso seja identificada alguma irregularidade na empresa, as sanções aplicadas podem impactar sobremaneira o orçamento da companhia.
Um exemplo comum de adequação à legislação é o recall de alimentos, que acontece quando a empresa precisa retirar das prateleiras produtos que apresentam alguma característica que impede o seu consumo.
Nesses casos, investir em tecnologia para aprimorar e monitorar os processos de produção, armazenamento e distribuição de mercadorias é uma boa prática para reduzir ao máximo a incidência de erros.
Sustentabilidade e responsabilidade social
A preocupação do consumidor com questões ambientais e sustentabilidade está em constante crescimento, o que leva as empresas a adotarem práticas sustentáveis em todos os seus processos.
Muitas dessas organizações já desenvolvem ações do tipo, com o uso eficiente de energia, a redução no consumo de água, a gestão correta de resíduos, a criação de projetos sociais dentro da comunidade etc.
Além de tudo isso, a automação é uma medida importante para reduzir o impacto ambiental, uma vez que resulta em processos mais rápidos, eficientes, com uso racional de recursos e de matéria-prima, dentre outras vantagens.
Automatização de processos de produção
A automatização de processos produtivos é uma característica fundamental da indústria moderna, mas é fato que nem todas as empresas empregam esse recurso da forma correta ou na intensidade adequada.
A automação é o que confere eficiência à produção, possibilitando a fabricação em larga escala, favorecendo o controle de qualidade, a padronização dos produtos e reduzindo custos e falhas.
Para isso, temos os robôs colaborativos, que atuam em áreas diversas da indústria, como estoque, organização, manutenção e armazenagem. Tal prática, além de reduzir o contato humano com o alimento, também diminui erros que resultam em perdas e desperdícios.
Variação de demandas e preferências do consumidor
O consumidor moderno valoriza agilidade, eficiência, qualidade, personalidade e acessibilidade.
Isso significa que ele precisa encontrar facilmente o alimento que deseja consumir e que aquele item não deve ser apenas gostoso, mas saudável, com boa aparência, adequado às suas necessidades, além de ter uma procedência que o agrade.
Para dar conta de tanta exigência, as empresas precisam criar estratégias diferentes que solucionem cada um desses desafios. A automação and novas tecnologias mais uma vez podem ajudar.
Através delas é possível produzir em grandes quantidades, expandir o abastecimento, melhorar o padrão de produção e monitorar o controle de qualidade e os protocolos de segurança.
Sabe aquela fruta brilhante, com aparência saborosa e que é impossível não levar pra casa?
Atualmente, essas características irresistíveis dos alimentos já podem ser alcançadas com soluções de controle climático, que garantem o processo de amadurecimento do alimento e conservam a sua estética atraente.
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Gestão da cadeia de suprimentos e logística
Para que a indústria de alimentos consiga atender às demandas do mercado e melhorar a sua competitividade, é fundamental fazer uma gestão mais eficiente da sua cadeia de suprimentos e da logística da sua empresa.
Com isso, é possível reduzir o desperdício e a perda de produtos durante o transporte, garantir matéria-prima suficiente para a cadeia de produção, além de melhorar o estoque e o armazenamento dos itens.
O rastreamento de alimentos é uma tecnologia interessante e que está se expandindo nas empresas devido às suas muitas vantagens, como garantia de procedência, previsão de riscos e atrasos, além de reduzir as perdas que acontecem durante transporte, carga e descarga.
O rastreamento de produtos também melhora o desempenho de uma etapa importante da logística de armazenagem, que é o estoque.
Com essa ferramenta, é possível identificar e mensurar todos os produtos que estão em estoque, sem precisar retirá-los das caixas de embalagem, além de controlar todo o seu trajeto, em tempo real.
Garantia de qualidade
A busca por alimentos saudáveis, nutritivos, com boa aparência e em bom estado de conservação é evidente nos consumidores atuais. Essas e outras características podem ser obtidas pelas empresas mediante um controle de qualidade, de fato, eficiente.
A tecnologia de rastreamento, que permite acompanhar a origem dos insumos, sua localização e armazenamento, é uma alternativa interessante para realizar essa gestão.
Além disso, temos sistemas e tecnologias de inteligência artificial que possibilitam a coleta e o controle preciso de dados, tudo em tempo real.
É o caso dos controladores programáveis que analisam todas as variáveis presentes no processo produtivo, como os níveis de pressão, umidade, irrigação e combate às pragas.
Com isso, é possível monitorar prazos de validade, desenvolver e selecionar alimentos com nível de excelência, criar e seguir padrões de fabricação, reduzir contaminações e atender aos índices de desempenho.
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A tecnologia na indústria alimentícia
A tecnologia revolucionou a produção de alimentos na indústria e trouxe modernização, agilidade e lucratividade às empresas. Vamos conhecer mais duas práticas importantes para esse segmento?
Integração de sistemas
The automação industrial também passa pela aplicação de soluções para integração de sistemas. Eles são softwares e recursos que conectam diversos setores da empresa, compartilhando informações de forma segura, prática, precisa e na hora em que o fato acontece.
Falando em solução inteligente, temos a IoT (Internet das Coisas), um recurso de inteligência artificial capaz de conectar diferentes aspectos da produção.
Um exemplo de aplicação de IoT na indústria é a utilização de sensores durante as etapas do processamento de alimentos. Esses dispositivos são aplicados em determinados equipamentos ou locais de armazenamento e têm a função de medir as variáveis do ambiente e o desempenho do respectivo objeto.
Quando instalados em câmaras de refrigeração, por exemplo, os sensores conseguem medir a temperatura local e identificar o mau funcionamento do motor e demais peças, gerando um alerta para a equipe de manutenção.
É uma medida extremamente importante, em especial, porque garante a conservação de carnes e outros alimentos de fácil degradação.
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Investimento em P&D
Hoje, sabemos o quanto a tecnologia trouxe avanços para vários campos da indústria. Tudo isso foi graças aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que resultaram em descobertas incríveis.
São esses investimentos que possibilitam a fabricação de novos produtos, o aperfeiçoamento de processos, a descoberta de outras funcionalidades em objetos já existentes e a diversificação das experiências oferecidas ao consumidor.
Alimentos com sensores de alergias, opções feitas a partir de plantas, embalagens que melhoram a manipulação, armazenamento e durabilidade são algumas descobertas evidenciadas após muita pesquisa.
O investimento em P&D é uma novidade para algumas empresas, mas já deixou claro que tem muitas vantagens a oferecer e que vale a pena se dedicar um pouco mais a esse conceito.
Perspectivas para a indústria alimentícia
Se o cenário atual da indústria alimentícia é positivo, lucrativo e inovador, a expectativa para o futuro do segmento é ainda mais animadora, afinal as novas tecnologias vieram para ficar e a tendência é de expansão.
Melhorar as técnicas de rastreamento, aplicar outros recursos de IA, ampliar as práticas de sustentabilidade, oferecer experiências mais agradáveis e completas ao consumidor, investir em alimentos específicos para determinado público são algumas mudanças inevitáveis.
Para as empresas, se adequar às novas demandas do mercado e buscar soluções inteligentes e estratégicas são medidas urgentes.
O investimento em automação, em máquinas mais eficientes, em recursos, pesquisas e conhecimento pode ser o detalhe que falta para uma empresa melhorar a sua posição no mercado e oferecer aquele diferencial que tanto busca.
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